Seniores

Faça aqui o download do Programa Seniores 2021 | 2022


VISITAS GUIADAS ÀS EXPOSIÇÕES NO MUSEU FALO EU
Horários: de 2ª a 6ª feira: 10h30, 12h00, 14h30 e 16h00

Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal

A exposição apresenta a história das comunicações em Portugal, numa narrativa cronológica que é contada através do testemunho de peças do passado e do presente. Organizada em dois percursos; correios e telecomunicações, permite fazer uma viagem por mais de 500 anos de inovação, na área das comunicações.

Nesta visita-viagem apresentamos os marcos mais importantes da história das comunicações: a importância dos transportes na comunicação postal, a eletricidade, a química, os meios de comunicação social e a computação.

Cabos Submarinos

Foi há mais de 150 anos que se estabeleceu o primeiro cabo submarino de comunicações. Nesta visita ficamos a conhecer as motivações dos primeiros países que os lançaram e as dificuldades de instalação encontradas pelas equipas. Hoje em dia, 99% das comunicações intercontinentais são efetuadas através destes cabos que percorrem uma vasta área no fundo dos oceanos.

Neste núcleo expositivo, renovado em 2020, conseguimos compreender como Portugal ocupa um lugar estratégico e fundamental, na rede de países por onde passam os cabos submarinos.


ATIVIDADES PRESENCIAIS

Oficina de TV
Luzes, câmara, ação.
A escrita do guião, a escolha das personagens, o guarda-roupa e a definição de adereços, são processos importantes para obter um resultado de qualidade.

Como é um estúdio de televisão? Nesta atividade vamos fazer um programa de TV à escolha dos participantes: apresentar notícias, um episódio de uma série, um debate, comentários a um evento, entre outros.

Competências-chave: expressão escrita e dramática, improviso, oralidade, gestão de informação, cooperação e falar em público.


Peça de Teatro “Caídas do Tecto” - Uma parceria com a “Companhia de Actores”
Parte-se da obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis” para construir um encontro entre José Saramago e Fernando Pessoa, em que ambos se juntam para pôr Ricardo Reis à prova na sua ideia de conceção do mundo.

Saramago e Pessoa constituem um primeiro núcleo cénico que vai escrever a história e dar origem a um segundo núcleo – o das personagens da narrativa. Um diálogo entre os dois criadores, dando acesso à escrita da história das personagens, podendo esta mudar ou ser reescrita por decisão deles.

Competências-chave: cooperação, interpretação, pensamento crítico, oralidade e língua portuguesa.


Sketch urbano-postal
O ponto de partida para a atividade é o Museu das Comunicações, onde são entregues as pistas para descobrir os muitos “tesouros” que se encontram nos diversos espaços e ruas do bairro de São Paulo, na freguesia da Misericórdia, em Lisboa. De volta ao museu, cada participante termina os seus esquissos com diversos materiais decorativos, tipos de colagens ou texturas.

Competências-chave: orientação, criatividade, desenho, interpretação artística, experimentação plástica e multidisciplinaridade da arte.


O Museu num postal
Com lápis e papel, vamos esboçar num postal uma ou várias peças do Museu das Comunicações. Primeiro as linhas e as sombras, depois os detalhes e as cores.
Vamos recriar um pormenor do museu que segue depois o percurso pelo mundo, até chegar à caixa de correio de cada participante.

Competências-chave: desenho, interpretação artística, experimentação plástica e multidisciplinaridade da arte.


Inscrições e mais informações:  museu@fpc.pt